31 de março de 2015

Doenças da tireoide

A tireoide é a glândula localizada na região anterior do pescoço, na frente da laringe, que produz hormônios que regulam a temperatura corporal, a frequência cardíaca, a motilidade gastrointestinal, entre outras funções.
As doenças mais comuns da tireoide são os nódulos, o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e menos frequente  o câncer de tireoide.
Os nódulos de tireoide são mais frequentes em mulheres e a prevalência aumenta com a idade. Em torno de 10% da  população pode desenvolver nódulo de tireoide palpável  durante a vida. A frequência de nódulos é bem maior  (em torno de 70%) se avaliarmos a tireoide por método  de imagem como o ultrassom, ou quando se descobre ao acaso através de tomografias computadorizadas ou ultrassom  de carótidas (artérias do pescoço).

Chamamos de bócio o aumento do tamanho da tireoide

O hipotireoidismo, que é a diminuição da função da glândula, apresenta alguns sintomas como cansaço, sonolência, queda de cabelo, pele seca, rosto e olhos inchados e intolerância ao frio.
O hipertireoidismo, que é o excesso de produção de hormônios pela tireoide, caracteriza-se por coração acelerado, perda de peso, tremores nas mãos, pele quente, intolerância ao calor, irritabilidade ou nervosismo excessivo .
Embora o câncer de tireoide seja relativamente raro, todo nódulo deve ser cuidadosamente avaliado. 
Em qualquer uma das situações procure seu médico para investigação, pois as doenças têm tratamento .

Dra. Maria Elvira Wagner Ferreira
Médica Endocrinologista
Mestre em Clínica Médica
CREMERS 15267

Nenhum comentário:

Postar um comentário