25 de março de 2015

Sintomas de hipotireoidismo

O que é hipotireoidismo?
Hipotireoidismo é uma condição na qual a tireoide está com baixa atividade que faz com que você se sinta cansado. Ele atinge 11% da população geral, sendo 80% mulheres a partir dos 35 anos, mas pode acontecerem ambos os sexos, em todas as idades.
Existe uma glândula no seu pescoço, logo abaixo daquela saliência conhecida como "pomo-de-adão" chamada de glândula tireoide. Ela produz dois hormônios muito importantes para o organismo: o T3 e o T4. Estes hormônios controlam o funcionamento de diversos órgãos, entre tantas coisas como seu corpo usa e armazena energia, o crescimento, o ciclo menstrual, a fertilidade, o sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, batimentos cardíacos, eliminação de líquidos, funcionamento intestinal, funcionamento intestinal, força muscular e o controle de peso corporal.
HIPOtireoidismo é o termo médico para quando a pessoa não produz hormônios da tireoide suficientes. As pessoas muitas vezes confundem esta condição com o HIPERtireoidismo, que é quando a pessoa produz muito hormônio.



Quais são os sintomas de hipotireoidismo?
O hipotireoidismo deixa todas as funções do corpo mais lentas geralmente.
Algumas pessoas com hipotireoidismo não tem sintoma algum. Mas a maioria se sente cansado, o que pode tornar o diagnóstico difícil de ser feito pois muitas doenças podem fazer com que você se sinta cansado, como por exemplo, anemia, depressão, infecções virais, estresse físico.
Outros sintomas de hipotireoidismo incluem:
- Falta de energia, apatia e desânimo
- Falha na memória
- Sentir mais frio do que os demais
- Sono excessivo
- Queda de cabelo, cabelos finos ou ressecados
- Unhas quebradiças
- Menstruações irregulares, dificuldades para engravidar, e nas gestantes aumenta o risco de aborto
- Diminuição do desejo sexual
- Ficar constipado (intestino mais lento, preso)
- Perda do apetite
- Ganho de peso e retenção de líquidos, inchaço
- Tornozelo inchado e dores musculares, principalmente nas panturrilhas
- Aumento do colesterol
- Diminuição da força muscular e dos batimentos cardíacos (enfraquece e lentifica o coração)
- Rouquidão
- Aumento da pressão arterial
- Anemia
Se não for diagnosticado e tratado corretamente, o hipotireoidismo pode levar a sérias complicações, inclusive insuficiência cardíaca, aumento do colesterol, hipertensão arterial, glaucoma, anemias, disfunções respiratórias, neurológicas, renais e gastrointestinais. No recém nascido pode causar retardo mental, deficiência de crescimento e surdez.

Como se faz o diagnóstico?
Por um exame de sangue coletado em laboratório, que o médico solicita durante a consulta se suspeitar de hipotireoidismo. Geralmente se solicita o TSH (hormônio estimulante da tireoide) e quando o médico achar necessário pode pedir as dosagens do T3 e do T4, os hormônios tireoidianos.
Todos os recém nascidos são diagnosticados pelo teste do pezinho que é sempre realizado, justamente para tratar os casos de hipotireoidismo congênito, ou seja, quando a criança já nasce com deficiência do hormônio da tireoide. Se você percebe qualquer sintoma, procure seu médico imediatamente.

Existe tratamento? Como é o tratamento?
Existe tratamento sim. O tratamento é simples e de baixo custo. Basta tomar diariamente em jejum um medicamento que contém o hormônio que a tireoide produz. Cada paciente possui sua dose ideal e existem comprimidos de várias dosagens e marcas nas farmácias. Quem determina a dose a ser utilizada é o seu médico, pois o sucesso do tratamento depende do uso correto, em jejum, contínuo(sem pausas), longe de alguns tipos de medicamentos, no horário certo e na dose individualizada. Depois de tomar o medicamento por pelo menos 6 semanas, seu médico vai solicitar novos exames para ver se sua dose está adequada ou deve ser ajustada novamente. A maioria das pessoas com hipotireoidismo necessita manter o uso de comprimidos para a tireoide para o resto da vida. A dose pode variar com os passar dos anos, com alterações no peso, portanto, se aparecerem sintomas deve se repetir o exame e fazer os ajustes no medicamento. Durante a gestação as doses devem ser ajustadas mais frequentemente, de 4 em 4 semanas.
Tomando o comprimido de levotiroxina (hormônio da tireoide) você vai se sentir melhor e os sintomas do hipotireoidismo diminuirão gradualmente.
Na dúvida, converse com seu médico e consulte um especialista. Jamais suspenda ou troque de marca ou para genérico, ou mude a dosagem sem falar com seu médico. A troca entre pílulas pode fazer os hormônios aumentarem ou diminuírem. Tomar hormônio demais pode causar arritmias cardíacas graves e até mesmo enfraquecer seus ossos.

Dra. Aline Maria Swarowsky
Médica Endocrinologista
CREMERS 24.801
Consultório em Santa Cruz do Sul/RS Fone: (51)3056-3640

Um comentário:

  1. Gosto demais de me atualizar sobre a saúde, essa foi muito boa e sempre que posso faço exames egraças a Deus nada acusou.

    ResponderExcluir